12 novembro, 2014

9 dicas simples para você economizar água!

                                  






Leiam, por favor, isso é importante. São algumas dicas básicas e simples para você economizar água!

1- Higienes: Vamos começar pelo básico né?
- Torneira fechada enquanto escova os dentes, acho que todo mundo aprendeu isso na escolinha não é? então porque não colocar em pratica?
 - Lavar as mãos, nesse pequeno tempo que você passa sabonete até enxaguar sua mão de novo vai uma boa quantia de água pelo ralo. Então feche a torneira!
- No banho desligue o chuveiro enquanto você está se ensaboando e, principalmente enquanto lava o cabelo. 
Parece bobeira né? mas você pode economizar bastante água apenas fazendo essas pequenas coisinhas.
2- Na hora de limpar a casa: se você limpa sua casa ( ou então dê a dica para sua mãe) pra que encher o balde inteiro? Encha um tanto que dê para você molhar o pano. Pense comigo, você provavelmente troca de água algumas vezes durante a limpeza, vamos supor que você encha a 1/3 do balde e troca a água três vezes, com um balde de água você limpa a casa que você usaria três? é um bom tanto de aguá não?

3- Lavar a varanda: Você não precisa realmente lavar a varanda tês vezes por semana, precisa? Você consegue mante-la limpa lavando-a uma vez por semana e a mantendo limpa com a vassoura até o dia de lava-la de novo. E você também pode avisar sua avó que não precisa lavar a calçada logo após ter chovido e na verdade calçada, não se precisa lavar em momento algum.

4- Água da chuva: (tirada de uma matéria na tv) e falando em chuva você sabia que da para aproveitar água da chuva? pois é, experimente colocar um ou dois baldes na sua varanda enquanto está chovendo. Você pode usar a água para lavar sua varanda e/ou o carro por exemplo.

5- Lavar roupa: (tirada de uma matéria na tv) Você sabe quanta água se gasta na maquina de lavar roupas? bastante. Você pode experimentar deixar a água do enxague escorrer em um balde e (também) lavar seu quintal e/ ou o carro.

6- Descarga: (tirada de uma matéria na tv) Ok essa dica pode parecer anti-higiênico -mas não é, e pode fazer toda diferença- então não se assuste. Você sabia que uma boa porcentagem da água é gasta na descarga? é, nem eu, até esses dias, Então porque não esperar um tempinho para da-la? Não eu não estou dicando louca, use o banheiro umas duas vezes (urina) e então de a descarga na segunda vez. Isso não vai te fazer uma "porca" acredite. Se metade da população fizesse isso muita água seria polpada.

7- Beber água: Essa provavelmente vai parecer a mais ''sem noção'', mas faz sim a diferença. Você já parou pra pensar em quanta água você já desperdiçou por apenas derrubar na hora de colocar no copo? Não né? Então apenas preste atenção!

8 - Dedar: Avise sim o centro de águas de sua região se você presenciar algum vazamento de água, o minimo que ele seja. E você não precisa ter vergonha de chamar uma atençãozinha de alguém se perceber um desperdício de água. 

9 - Economize energia: Economize energia o máximo que puder, energia vem da água então você também estará economizando água.

Vocês que chegaram até aqui: OBRIGADA!
Galera isso pode parecer besteira, mas faz toda a diferença, muita mesmo.
Então espalhem, mostrem para seus amigos, familiares e até vizinhos, imprimam e colem nos postes, mas divulguem. 
Você não precisa ter vergonha de querer economizar água.
O mundo agradece, eu e você também!
Muito obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário